Novas valências analíticas

 

Lista das novas aplicações e serviços disponibilizados com equipamentos adquiridos no âmbito do QREN
 
Equipamento: Amostrador automático Sigma SD900
Aplicação: colheita de amostras simples (até 24 fracções) e compostas de águas naturais e residuais programável por tempo e fluxo
 
Equipamento: Medidor de Caudal com Borbulhador Sigma 950 AV
Aplicação: Determinação de caudal em rios e condutas abertas não pressurizadas. Funciona com o amostrador automático.
 
Equipamento: Draga "Van Veen"
Aplicação: Colheita na superficie de sedimentos
 
Equipamento: Amostrador de Sedimentos de Queda Livre
Aplicação: Colheita de sedimentos para determinação de perfis em profundidade (“core”)
 
Equipamento: Conjunto completo de sondas para amostragem de solos
Aplicação: Colheita de solos duros e macios até 100 cm de profundidade (“core”)
 
Equipamento: Sonda multiparamétrica de leitura contínua programável, com sensores de: pH, condutividade, oxigénio dissolvido (LDO), turvação e potencial redox.
Aplicação: Monitorização continua de parâmetros físico-químicos em águas naturais no campo.
 
Equipamento: Sistema de extracção por solvente acelerada ASE
Aplicação: Extracção de amostras sólidas e semi-sólidas, como: solos, sedimentos de rio, lamas de ETAR, alimentos, biota, entre outros, para determinação de micropoluentes orgânicos.
 
Equipamento: Sistema de irradiação solar simulada com lâmpada de arco de Xenon de 1700W. Opções: filtros de 300 nm (radiação solar no exterior), 320 nm (exposição solar através de uma janela de vidro), sistema de pulverização e agregado refrigerado.
Aplicação: Ensaios de fotodegradação, fotocatálise, resistência à luz e à intempérie de compostos orgânicos como plásticos, revestimentos, entre outros. Permite cumprir várias normas nacionais e internacionais: ISO 4892-2, 11341 ou ICH Q1B, ASTM G155 e outras.
 
Equipamento: Sistema de tamises com malha de 0,063 a 8 mm
Aplicação: Granulometria de solos, sedimentos e outros sólidos na forma seca ou húmida
 
Equipamento: Sistemas de Passive Sampling: POCIS, Chemcatcher e SPMD
Aplicação: Amostragem passiva e integrada no tempo, para análise de compostos polares (ex: compostos farmacêuticos) e não polares (ex: pesticidas) em águas naturais
 
Equipamento: Leitor de Microplacas
Aplicação: Realização de ensaios ELISA com Kits disponíveis comercialmente (toxinas das algas: microcistinas, cilindrospermopsinas, saxitoxinas, nodularinas, etc.), micotoxinas (aflatoxina, zearalenona), pesticidas (organofosforados/carbamatos, atrazina, alacloro, etc.) detergentes (APE e LAS), hormonas (E1, E2, EE2, etc.) e cafeína.
 
Equipamento: Sistema de cromatografia líquida de ultraperformance acoplado a um Espectrómetro de massa de alta resolução (UPLC-QTOF) para identificação de substâncias desconhecidas
Aplicação: Pesquisa e identificação de micropoluentes orgânicos (pesticidas, fármacos, hormonas, etc.) em amostras ambientais e alimentos (Directivas 2008/105/CE e 96/23/CE e regulamento 396/2005). Análise de confirmação segundo os critérios estabelecidos na decisão 2002/657/CE. Elucidação estrutural de produtos de degradação, impurezas e principios activos de origem vegetal. Aplicação em análise ambiental, forense, clínica e alimentar.
 
Equipamento: Sistema de preparação de amostras on-line com análise por UPLC-MS/MS
Aplicação: Determinação de micropoluentes orgânicos prioritários e emergentes (pesticidas, fármacos, drogas de abuso, estrogénios, ácidos haloacéticos, detergentes, PFOS, produtos de degradação, principios activos vegetais, antioxidantes, toxinas das algas, entre outros) em águas, solos, sedimentos, biota, alimentos e vegetais. Este sistema permite a determinação de cerca de 100 poluentes numa análise com limites de detecção da ordem dos ngL-1 ou sub-ngL-1 (ou sub-mgkg-1). O sistema SPE “on-line” permite uma redução do tempo de preparação das amostras e notificaçao dos resultados bem como a eliminação dos erros sistemáticos devido á intervenção do operador.