Reconhecimentos
Nacionais e Internacionais
Actualmente, o IAREN é um laboratório acreditado pelo IPAC (Instituto Português da Acreditação) e ILAC – MRA (International Laboratory Accreditation Cooperation – Mutual Recognition Arrangement) segundo a norma NP EN ISO/IEC 17025:2005 sendo capaz de realizar todo o tipo de ensaios físico-químico e microbiológicos em águas. É dos laboratórios portugueses com maior número de parâmetros acreditados.
 
Em reconhecimento do mérito da actividade desenvolvida no âmbito científico e tecnológico, foi-lhe concedido o estatuto de Pessoa Colectiva de Utilidade Pública, com publicação no D.R. II Série, nº 167, de 21 de Julho de 2000, tendo o Diploma sido assinado pelo Senhor Primeiro-Ministro em 27 de Outubro de 2000.
 
O IAREN é membro fundador da associação NORMAN - Network of reference laboratories, research centres and related organisations for monitoring of emerging environmental substances, Laboratório de Referência em Portugal para a análise de poluentes emergentes e Ponto de Contacto em Portugal desta associação.
 
Para além disto, o IAREN colabora com o Joint Research Centre – Institute for Environmental Sustainability da União Europeia (EU JRC-IES) em programas de monitorização de âmbito europeu e tem colaborações de índole científica com diversas universidades e institutos europeus.
 
O IAREN é uma entidade qualificada no sistema de Incentivos do QREN para fornecer serviços no âmbito do Vale Inovação e área Ambiente (entidade 1705). Está qualificada nas vertentes de: I&DT e transferência de tecnologia, qualidade e ambiente.