IAREN- Instituto da Água da Região Norte, Membro da Comissão Consultiva da RELACRE, participa na organização de Ensaios de Aptidão de Águas 2015
Matosinhos - Fonte das Sete Bicas

 A RELACRE - Associação de Laboratórios Acreditados de Portugal tem como missão apoiar e promover a comunidade de laboratórios, contribuindo para o seu reconhecimento na sociedade e para o desenvolvimento e credibilização da sua atividade. Recentemente a actividade que tem vindo a desenvolver foi reconhecida pela EUROLAB, que elegeu para seu Presidente o Doutor Álvaro Silva Ribeiro, actual Presidente do Conselho de Administração desta Associação.

 

Desde há algum tempo, que tem vindo a apostar nesta vertente da Qualidade: a realização de ensaios de aptidão de laboratórios. Assim, cabe à RELACRE, a promoção, gestão, secretariado, gestão da qualidade, tratamento de resultados, responsabilidade, supervisão técnica e avaliação dos resultados; A Comissão consultiva dará apoio técnico à RELACRE; O IAREN será responsável pela caracterização, colheita e preparação da amostra, bem como os estudos de estabilidade e homogeneidade.

 

A finalidade deste Ensaio é o de proporcionar uma ferramenta de qualidade na avaliação de desempenho, para que os Laboratórios participantes possam decidir sobre as acções a desenvolver, de acordo com os resultados obtidos, sempre objectivando um processo de melhoria continua.

 

O local de realização é a cidade de Matosinhos, dias 2 e 3 de Junho, estando inscritos Laboratórios de todo o País, em número superior a 50, que irão efectuar as colheitas na Fonte das Sete Bicas, sita na União de Freguesias de São Mamede e da Senhora da Hora.

Paralelamente decorrerá o Ensaio de Aptidão de Campo, no Reservatório da Cruz de Pau, para Laboratórios e Técnicos Certificados, em número de 58.

 

Para que toda a logistica fosse desenvolvida, de sublinhar o apoio do Municipio de Matosinhos, do Presidente da União de Freguesias de São Mamede e da Senhora da Hora, Senhor António Mendes, e, do Senhor Padre Gonçalo, que gentilmente facultou o fácil acesso ao local de colheita. Finalmente, um agradecimento muito especial à INDÁQUA, na pessoa do seu Director Geral, Engº Rui Tavares, que prontamente permitiu o acesso ao Reservatório de Água, disponibilizando a Engª Sara Barone no acompanhamento deste evento.

 

A forte adesão aos dois Ensaios de Aptidão Interlaboratorial e de Campo por parte dos Laboratórios de Análises de Água, e de Técnicos de Colheita, testemunham o reconhecimento da importância que os mesmos têm na qualidade dos resultados analíticos, necessária à salvaguarda da Saúde Pública.

 

Ciente da enorme responsabilidade, é com muito orgulho que o IAREN enfrenta este desafio, e, tudo fará para que os objectivos sejam atingidos plenamente.

À RELACRE, UM MUITO OBRIGADA por acreditar no IAREN!

 

Somos um Laboratório do Sistema Nacional de Qualidade, Independente, e queremos colaborar na defesa dos interesses dos Laboratórios Portugueses.

 

A Presidente da Direcção do IAREN

 

Fátima Alpendurada